Susana Soares Pinto – Cianotipia: Uma arte em tons de azul
/
/
Susana Soares Pinto – Cianotipia: Uma arte em tons de azul

A “Cianotipia” leva-nos a uma viagem pelo tempo até ao ano de 1842. O seu significado deriva do grego “cyan”, que significa azul, e “typos”, que significa impressão, e descreve a característica mais peculiar desta técnica.
Esta arte envolve muito mais do que o simples ato de revelar imagens em tons de azul sobre o papel. Esta é uma jornada através das sensações e da criatividade, onde a imaginação se desdobra em cores vívidas, mesmo que a paleta seja composta apenas por diferentes tons de azul.
Nesta simbiose de luz e sombras, cada momento é uma descoberta e o resultado uma verdadeira obra de arte.

Mãe de dois filhos e com a formação inicial em design de moda, formação que exerceu até aos 40 anos. Idade em que descobriu que queria desenvolver outras capacidades e descobrir outros lugares de conhecimento e pensamento.
A sua prática artística tem vindo a desenvolver-se entre margens: da arte ao extrativismo. A regeneração de [eco]sistemas e a envolvência de comunidades no processo criativo têm sido recorrentes nas suas últimas obras com formato de instalação site-specific ou imersiva multimedial.
www.susanasoarespinto.eu
@‌susanasoarespinto

“As imagens conseguidas com esta técnica fogem ao controlo de quem as faz, o que me interessa… perder o controlo sobre as marcas que vão ficando no papel, ser surpreendida perante os resultados. Cada uma é única.” – Susana Soares Pinto, Artista

A colheita marca o ponto de partida e requer uma seleção criteriosa tanto sobre o lugar como do(s) elemento(s) a colher. No instante da colheita, a imaginação floresce no coração da artista, desencadeando um conjunto de emoções sobre qual será o resultado. Este é um momento crucial e verdadeiramente inspirador, no qual a artista se conecta profundamente com a natureza e desafia a sua própria criatividade.

Passo 1: Recolha

“O prazer ligado à colheita é tão antigo quanto a nossa existência.” – Susana Soares Pinto, Artista

Passo 2: Seleção

Depois, segue-se a preparação do papel. Para este momento, são misturados produtos numa solução e a respetiva emulsão fotossensível é cuidadosamente aplicada na superfície do papel ou tecido.

Passo 3: Secagem

No passo seguinte, o sol e seus raios UV entram em cena. Contudo, aqui a natureza dita as regras, e o controle foge das mãos do artista. Em dias de nuvens, os resultados são retardados e, muitas das vezes, alterados. Por essa mesma razão, nesta etapa do processo, a sensibilidade para identificar o momento ideal de cada Cianotipia é crucial.

“O tempo da Cianotipia não é o do relógio, é o que o meio ambiente designa como ideal.” – Susana Soares Pinto, Artista

Passo 4: Revelação

Quando as folhas de papel são suavemente imersas na água, a imagem emerge gradativamente, como se estivesse a desvendar segredos que a luz havia guardado até então. E este é o verdadeiro encanto da Cianotipia – uma arte onde o tempo e a natureza revelam o que de mais bonito existe, em tons de azul.

Passo 5: Resultado

A ligação de Susana Pinto com a Real Saboaria existe praticamente desde o seu início, sendo esta relação mais íntima e familiar.

“Saber que ao consumir Real Saboaria estou a contribuir para o desenvolvimento de um produto que tem uma consciência ambiental e social acima da média, aumenta o meu “bem estar”. Outra forma de aumento do meu “bem estar” éencontrar equilíbrio. O meu cabelo, que era fino e mole, ganhou estrutura e corpo e perdeu a oleosidade.” – Susana Soares Pinto, Artista

Fundada em 2008, a Real Saboaria é uma marca portuguesa de produtos para o corpo e para a casa. A marca nasceu da vontade de produzir sabonete de alta qualidade e de criar valor real num mercado tão específico. Recentemente, iniciou uma nova narrativa em que procura, acima de tudo, envolver quem experimenta os seus produtos nas histórias que podem sentir-se com cada fragrância.

Os seus favoritos Real Saboaria

“A coleção Campo e a Costa são as minhas favoritas, mas a mais querida é a linha Efémera. O nome por si só sugere um instante, algo que não é durável, mas que convida a repetir diariamente porque criou uma boa memória.” – Susana Soares Pinto, Artista

“A linha Algae desperta-me sensações de um contexto que me é muito querido. Vivo na costa e o mar é um dos meus companheiros de viagem.” – Susana Soares Pinto, Artista

Partilhar

Escreva o que pretende procurar

Cesto de compras

Nenhum produto no carrinho.

Faça a sua encomenda até dia 20 de Dezembro. Fechamos entre 21 de Dezembro a 4 de Janeiro.

Faça a sua encomenda até dia 20 de Dezembro. Fechamos entre 21 de Dezembro a 4 de Janeiro.